Contador gratuito

terça-feira, 3 de abril de 2012

Trote solidário, alunos fazem rifa para comprar cadeira a colega no RS.

Em vez de brincadeiras, solidariedade. Para diminuir as dificuldades de locomoção de um colega, alunos do curso de direito da Fema, em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul, escolheram um trote diferente para os calouros da faculdade: vender rifas para ajudar comprar uma cadeira motorizada para o estudante Amilton Lira, 38 anos.

As dificuldades de Amilton começaram há 16 anos, quando ele sofreu um acidente de moto e perdeu os movimentos das pernas. A mobilidade de uma das mãos também é limitada, o que obriga o uso de uma cadeira motorizada. Foram os obstáculos na adaptação à nova vida que fizeram o Amilton buscar o curso de direito. "Eu tinha dificuldade para exercitar minha cidadania, principalmente na questão da inclusão. No interior, a barreira não é só arquitetônica, mas também cultural", disse o estudante ao G1. Amilton vive em Alecrim e vai até Santa Rosa com ajuda de um transporte conseguido pela prefeitura.
O objetivo dos colegas é arrecadar o valor necessário para comprar a cadeira, estimada em R$ 7 mil. Com a ajuda do comércio de Santa Rosa, conseguiram 18 prêmios, de quantias em dinheiro a diárias de hotel fazenda. Para garantir a venda dos 2.050 números a turma do segundo semestre contou com o reforço dos calouros. "Quando recebemos os novos estudantes, avisamos que este seria o trote. Nosso objetivo é mostrar que ajudar é simples, desde que haja boa vontade. Não há necessidade de complicar as coisas quando se quer ajudar", defende o empresário Heitor Ávila, 34 anos, um dos colegas de Amilton.
O sorteio dos prêmios é na quinta-feira (5), em evento da Semana Acadêmica da faculdade. A intenção é arrecadar dinheiro suficiente para já entregar a nova cadeira a Amilton na ocasião. "A turma é maravilhosa. Eles se desdobram para me ajudar de uma forma que deu mais ânimo para que eu seguisse em frente. Eu saía de casa triste, mas quando chegava lá, todo o esforço fazia sentido", conta o estudante.
Além da venda com os estudantes e no comércio de Santa Rosa, os números da rifa podem ser vendidos pelo telefone (55) 3513 0432. Cada número custa R$ 5.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário